Trabalho socioassistencial em grupos e a equipe multidisciplinar.

A Equipe Multidisciplinar realiza várias atividades para alcançar os objetivos e impactos previstos na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais para o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos (as) e suas Famílias, na modalidade Unidade Referenciada.

Buscamos proporcionar suporte às atividades de vida diária e prática dos usuários, mediando à promoção do fortalecimento dos vínculos familiares, sociais e comunitários, integrando a rede de garantia e defesa dos direitos e ampliando as possibilidades da inclusão social. Trabalhamos na perspectiva de atender as Pessoas com Deficiência e realizamos o referenciamento ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Os profissionais que compõem a equipe do Serviço estão de acordo com a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – NOB-RH/SUAS. Os colaboradores possuem formação específica para atender as particularidades dos serviços socioassistenciais e das funções essenciais de gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Segundo a Resolução n. 17 do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social): - Art. 1º, Parágrafo Único. “Compõem obrigatoriamente as equipes de referência: II - da Proteção Social Especial de Média Complexidade: Assistente Social; Psicólogo; Advogado.” Art. 2º §3º. “São categorias profissionais de nível superior que, preferencialmente, poderão atender as especificidades dos serviços socioassistenciais: Antropólogo; Economista Doméstico; Pedagogo; Sociólogo; Terapeuta ocupacional; e Musicoterapeuta.”

O trabalho com a Pessoa com Deficiência e com suas famílias exige uma especialização, visto que apresentam particularidades em decorrência das múltiplas deficiências, das violações de direitos, da discriminação, do isolamento, da falta de oportunidades, dos riscos sociais. Com a família existe a sobrecarga de trabalho do cuidador familiar, a dificuldade em garantia e efetivação dos direitos, a precariedade da convivência comunitária e social, as doenças provenientes dos cuidados contínuos e prolongados.

As ações socioeducativas são organizadas em grupos com planejamento semestral. Com os usuários as atividades englobam: a musicalização, a teatralização, a socialização e interação, as expressões artísticas, corporais (relaxamento, pilates, alongamentos) e dos sentimentos; percepção auditiva, ritmo, melodia, oralidade, estimulação temporal, da criatividade e do lúdico, neuropsicomotora, cognitiva, cultural, do lazer, da coordenação motora, das funcionalidades, sensorial, visomotora, das atividades de vida diária e prática, da comunicação, da autoestima, do reconhecimento dos símbolos.

Realizamos visitas a equipamentos de outros setores como: o PAT (Posto de atendimento ao Trabalhador), academia ao ar livre do território, observatório astronômico municipal, casa da cultura, museu, restaurantes, supermercados, fábrica de calçados e outros. Utilizamos de brincadeiras, jogos, filmes, confecção de artesanatos e aprendizados culinários. Todas as ações buscam alcançar o fortalecimento dos vínculos relacionais, o estabelecimento de regras e limites, a conscientização sobre os comportamentos adequados, a higiene pessoal, o despertar da afetividade e respeito com o próximo, a atenção, a expressão e comunicação, o trabalho de melhoria de relacionamento social, a inserção no mercado de trabalho.

Também, interagimos com as famílias por meio das atividades físicas integradas às rodas de conversa, nessas são levantadas vários temas como: filhos, relacionamentos, vivências da pessoa com deficiência, mulher e sexualidade, recursos para geração de renda, medos e inseguranças, conflitos familiares, saúde da mulher, metas e sonhos, envelhecimento e amadurecimento, superproteção, deficiência e inclusão, resgate da autoestima, valorização do eu, diminuição da sobrecarga, autoconhecimento e autoconfiança, cultura e socialização. Para o movimento do corpo e da mente foi elaborado vários exercícios, danças e confecção de artefatos, assim tivemos modalidades de alongamentos, circuito com treinamento funcional, caminhada, corrida, exercícios na academia ao ar livre do território, pilates, dança do ventre, lambada, confecção de enfeites para desfile cívico, piquenique, interação com fotos.